terça-feira, 10 de julho de 2012

QUAL A DIFERENÇA ENTRE VÉU, MANTILHA E GRINALDA?


VÉU

Nos dias de hoje a individualidade e a opinião própria contam mais que mil e uma tradições. O véu, apesar de elegante e de nunca sair de moda, pode ser deixado de lado em casamentos mais despojados, informais e ao ar livre, como na praia ou no campo.
Para as que optarem pelo véu, é muito importante uma avaliação do local da cerimônia e a horário escolhido, para o dia, um véu curto é a melhor opção, já para casamentos à noite, os longos são bem vindos. Para casamentos muito formais e na Igreja os longos, lembre-se que o véu, se longo, deve cobrir as escadas do altar, ou seja, devem ser bem compridos, por isso tem que se ter um cuidado especial com o material usado, se não pode pesar muito e ficar incomodo para a noiva.
Mas, além de tudo, precisamos lembrar que toda a composição do visual deve ser harmônica, combinando com o vestido, penteado e principalmente, com o formato de seu rosto
O véu pode ser de vários tecidos, normalmente de tule com as extremidades de renda (mais leves) ou não, bordados ou não, seu formato é arredondado, hoje já usa alguns modelos mais retos, pode ser curto, médio ou longo. Volumoso ou não, camadas também são possíveis. Pode ser usado para cobrir o rosto até o esperado “sim”, mas não é uma obrigação.
O véu mesmo sendo tradicional e elegante, não é uma regra, e nunca sai de moda.





MANTILHA

A mantilha é normalmente toda de renda, bordada ou não, ou com com rendas mais robustas em seu entorno, feita de forma artesanal, em formato retangular, de origem hispânica, presa normalmente mais próxima ao rosto, ou bem no alto da cabeça, já que mais pesada que o véu. Na antiguidade simboliza a pureza da noiva.
A mantilha é mais perigosa na hora da escolha, porque não casa bem para qualquer formato de rosto, as noivas de rosto mais arredondado são praticamente proibidas de usá-la, podem parecer mais baixas e mais gordinhas, porque traz volume ao rosto.
Muito elegante, a mantilha está voltando como uma tendência forte para noivas modernas, ela funciona tampando o alto da cabeça e, pode ser usada em qualquer horário, durante o dia com menos brilho, já a noite pode-se ousar um pouco mais.






GRINALDA

Todos já ouviram a expressão "casar de véu e grinalda", mas a maioria não sabe a diferença entre eles. O véu como já expliquei acima nada mais é do que o manto que cobre a noiva, já a grinalda é o acessório que coroa a noiva, muito conhecido como tiara.
Independentes do tipo de casamento, da geração e dos modismos, no fundo as noivas sempre sonham em se casar de véu e grinalda, a grinalda é o complemento do vestido, noiva tem que ser completa, o véu normalmente é usado na cerimônia e tirado na recepção, já a grinalda, como o vestido, é parte da noiva e não é tirada em nenhum momento, por isso, deve-se escolher primeiro o vestido para depois escolher a grinalda, um casa com o outro e devem estar em perfeita sintonia.
Tem vários estilos de grinaldas e, são muito comum as noivas se perderam na hora da escolha, nessa hora é necessário ter bom senso, tanto à noiva quanto o profissional, que deve estar atualizado e ter um olhar estético para ver o que valoriza o rosto e o conjunto, a noiva em sua maioria se perde muito em tantas opções, essa é a hora em que ela deve confiar no profissional que a auxilia.
Alguns exemplos de grinaldas:

Coroas – Pouco usadas atualmente, fazem com que a noiva pareça uma rainha, costuma ser altas e pontudas, colocadas no alto da cabeça.



Tiaras – Tem sido muito usada, podem ser rígidas ou flexíveis, usadas como arco ou envolvendo um coque, tem muita novidade no mercado interessante.

  




Headband - Normalmente é flexível, o ideal é usa-lo mais na frente da cabeça, de três a quatro dedos da testa é o indicado, por se tratar de uma peça delicada desaparece se colocada em volta do coque, pra quem tem rosto muito redondo é bom evitar.






Testeira - Como o próprio nome já diz, é usada na testa ou bem próxima a raiz dos cabelos, é muito bonita, mas não combina com qualquer formato de rosto.
                                    


Voilletes - Já o voilette/voalete é um pequeno véu que cobre o rosto da noiva e que pode ser preso por flores, garras, etc. Na verdade, pode ser usado para complementar outro acessório, mas são coisas separadas e distintas.
                                       
                                   
                                                   

                                                
Casquetes - Algumas pessoas se confundem e pensam que o casquete e o voillete/voalete são a mesma coisa, mas não são. O casquete é um chapéu pequenininho que fica preso na lateral da cabeça. Ele pode ser discreto ou cheio de detalhes,inclusive pode ser usado junto com o voillete/voalete, isso vai depender do estilo da noiva.



Apliques ou Garras – Normalmente usado em pares, são peças soltas presas a cabeça, muito versáteis, cabem com uma grande variedade de penteados.

                                                   

Ainda existem outras variações de modelos, citei aqui as mais tradicionais e as mais usadas.


Existem algumas regrinhas básicas que diminuem a chance de erro na hora da escolha, como formato de rosto, altura, estilo do vestido, horário, enfim, um bom profissional vai fazer todo o estudo necessário para ajudar nessa hora difícil, gostosa e especial.

Ligue agende um horárioLourdes 31-2551 6543   
                                           
Espero ter ajudado vocês, qualquer dúvida pode nos solicitar através do e-mail 
rosamaria@rosamariaacessorios.com.br que vamos esclarecer com toda presteza.


Thaís Rocha                                                           

Um comentário:

  1. ok,gostei!
    mas,para uma noiva de 50 anos o que aconselha,chapeu ou tiara?
    obrigada,sou Elisabete

    ResponderExcluir