Enfim, selecionamos algumas dicas para que você tenha uma ideia melhor sobre o assunto e não cometa "pecados" em seu dia.
Assim como a decoração, cada detalhe deve estar em sintonia com toda a historia do casamento, inclusive as daminhas, que têm um papel importante nesse grupo além de chamar a atenção por entrarem no tapete vermelho e com as alianças, as crianças mostram a pureza e a doçura no cortejo do casamento.
Aqui vão algumas sugestões sobre cores, tecidos, modelos e acessórios de damas de honra que podem ser usados de acordo com o horário do casamento.
CASAMENTO PELA MANHÃ.
Como o casamento pela manhã é considerado mais informal, então é recomendado que os trajes sejam mais simples e de preferência sem brilho, geralmente, é usado o tafetá e um pouco de tule pra dar volume, um modelo indicado para daminhas mais novas é o Chanel e o “estilo princesa” (rodado), não muito comprido, porque a criança corre o risco de tropeçar na barra, então na altura da canela ou logo baixo do joelho é um bom comprimento.
Pode-se usar acessórios tiaras, headbands, flores e pins nos cabelos, que de preferência estejam soltos.
foto divulgação
CASAMENTO A TARDE
Segue praticamente as dicas do casamento de manhã, mas com algumas mudanças.
Ele é considerado um pouco mais formal que o da manhã, então deixe de fora o tafetá, pode ser usado tecidos como a organza, o musseline e, dependendo do modelo até o cetim, as cores podem combinar com a decoração, mas permaneça em tons claros, a tarde o vestido não precisa ser tão arredondado, pode ser com um caimento mais leve e solto, a altura do vestido pode ser até a canela ou logo abaixo do joelho.
Para os acessórios podem ser usados headbands, flores, tiaras, guirlandas e laços.
O cabelo pode ser solto ou semi-preso (preso só na frente).
foto divulgação
foto divulgação
CASAMENTO A NOITE
O vestido, fora o charme das rendas e das faixas, pode ser bordado também, use pedras como pérola, carretilhas e lantejoulas, paetês também ajudam, dê um toque na cintura, nas alças ou na barra com eles, pois deixam o look mais social e completo, fora as modelagens princesas e Chanel podem usar vestidos com babados, camadas, com boleros, entre outros modelos.
O comprimento pode ser até o tornozelo, ou até mais longo, mas certifique-se que não atrapalhe a criança andar.
Para os acessórios pode se usar laços trabalhados rendas e perolas, tiaras, headband, garras, enfim, pode-se ousar mais nos brilhos e informações.
foto divulgação
- De preferência não fazer o vestido parecido com o da noiva para não estragar “a surpresa” e porque dama é dama e noiva é noiva.
- O vestido não precisa ser cor única, tente misturá-lo com uma cor que de um pouco de contraste seja nas faixas ou nas barras, por exemplo.
- Evitar vestidos tomara que caia.
- Um mini-buquê é recomendado, pode ser de pirulito, que são mais baratos, e que estão na moda, de pérolas, enfim, existem muitas variedades e a todos os dias aprecem mais novidades.
-Lembrar de pensar primeiro no conforto das crianças, tanto no que vestem e calçam, como no que usam nos cabelos.
- A maquiagem deve condizer com a idade da criança, ou seja, algo mais leve, invista no blush e deixe tons leves de sombras.
- Sapatos boneca são os mais apropriados, não tem salto e deixa a criança confortável, não precisa ser o tradicional branco, pode ser da cor do barrado do vestido.
- O uso de meia fina é opcional e é mais recomendado para os casamentos a tarde e a noite, geralmente é usado a cor branca.
Espero ter ajudado!